top of page

Tratamento

Psicanálise e Psicologia Clínica

O tratamento psicanalítico é um tratamento que se dá, por meio da fala, para o mal-estar vivido pelo paciente diante da vida em qualquer um de seus momentos – da infância à fase adulta. 
É uma experiência singular a cada pessoa que busca o tratamento, já que não trabalha com os traços de uma doença universal, mas, como afirma Colette Soller*, com os traços de um sujeito.
É a partir desta escuta que recebo em minha clínica mães, pais, cuidadores e bebês que vivenciam algum tipo de sofrimento na perinatalidade – ansiedades, inseguranças e medos, dificuldades no relacionamento familiar, alterações emocionais, depressão pós-parto, perdas gestacionais. 
Recebo ainda crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que apresentam sofrimento relacionado a timidez, tristeza, insegurança e medos intensos, dificuldades nos relacionamentos sociais, familiares e afetivos, dificuldades de aprendizagem, ansiedade, depressão, transtornos alimentares e vivência de processos de luto.
*Colette Soller em A Querela dos Diagnósticos

Quem sou eu

Vou aproveitar este espaço para contar a trajetória que me trouxe até aqui.

Desde sempre uma curiosa e "escutadora" da vida, iniciei, em 2003, a graduação em Psicologia - Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicológo na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Durante o período da faculdade, participei de projetos de atendimento a pessoas que sofriam com ansiedade e a crianças com dificuldades de aprendizagem. Em paralelo, coordenava, junto a mais duas colegas, um grupo de promoção de saúde emocional para crianças e adolescentes na ONG Amor Exigente. Desde então, descobri os efeitos preciosos de uma escuta atenta e cuidadosa na criação de novas possibilidades diante das dores da vida, nos contornos que cada um pode dar a seu sofrimento, na construção de sua história. Pude aprender e apreender como, citando Lacan, a "análise chega a desfazer pela palavra o que está feito pela palavra". Segui com os estudos da Psicanálise na especialização em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica, pela PUC-PR, em 2009, e em minha contínua formação pela Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Sul. Comecei meu trabalho clínico em 2010, recebendo pacientes no ambulatório especializado do município, quando era psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo-PR. Depois, como psicóloga da UTI Neonatal e Enfermaria Clínica de um hospital infantil, estive por 6 anos acompanhando bebês, crianças, adolescentes e suas famílias durante o período de hospitalização e tratamento médico na instituição. Este trabalho possibilitou novo olhar e novas construções sobre a primeira infância e os efeitos das experiências deste tempo na constituição subjetiva e na construção de vínculos familiares. Fruto deste trabalho-pesquisa, contribuí com o artigo “Entre o Corpo e a Fala – o Desabrochar da Vida” para a Revista Vesta n. 3 – uma revista produzida a partir do diálogo entre profissionais de Brasil, França e Portugal a respeito do trabalho com crianças, adolescentes e famílias nos diferentes campos de proteção à infância. Atuei como psicóloga clínica no ambulatório de malformação craniofacial - Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (CAIF), e, em seguida, ainda na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, fiz parte da equipe de gestão de diferentes áreas da saúde pública do estado. E desde 2015 sigo recebendo em minha clínica bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos que, diante das dores da vida, buscam jeitos possíveis de seguir caminhando e contando a sua história.
 

064A6450.jpg
Minha Abordgem
bottom of page